O 1º GUIA DE DECORAÇÃO PARA A CASA POPULAR

Faça você mesmo – reformando e criando peças.

Imagem de Faça você mesmo – reformando e criando peças.

Por Arquiteta Ana Paula Giuffrida Silva

Está precisando dar uma repaginada em alguma peça antiga que tem em sua casa? Aquele armário de madeira antiga que você não quer se desfazer?? Quer criar alguma peça nova com material acessível para dar um up em sua parede?

Você gosta de “pôr a mão na massa” e resolver tudo no “faça você mesmo”?

Então essas dicas são para você!!!

As vezes bate uma vontade de mudar tudo em casa, não é? Jogar tudo fora e começar de novo…ou sair comprando novas peças e enfeites, para agitar um cômodo. Mas quase nunca podemos fazer isso, nem sempre é hora de investir, então que tal recuperar aquela cômoda velha que você não aguenta mais nem olhar ou aproveitar aquela peça linda, que você adora mas não sabe bem o que fazer com ela? Ou até usar materiais descartados ou bem baratinhos.

Existem várias maneiras econômicas e eficientes de restaurar móveis antigos e deixá-los novos e repaginados. E que tal montar alguma peça diferente você mesmo ? Vamos ver como ??

Olhem só o que encontramos nas redes sociais:

Katia Ramos envelopou sua cozinha com adesivo vinílico, ficou linda e mudou totalmente seu ambiente.

          

Katia no seu post: Adoro arrumar minha casa, quis dar uma renovada na cozinha, espero que gostem. Os armários já são antigos, o branco já estava meio amarelado, então amarelei de vez, kkkk

Dicas rápidas de como fazer: Com a superfície muito bem limpa, meça a área a ser revestida e corte esse tamanho no adesivo, deixe uma folga para você ter uma margem de segurança na hora da aplicação. Deixe cerca de 5 cm de plástico descolado, fixe o pedaço do adesivo, ainda com o papel de trás, com ajuda de fita; assim, ele não sai da posição. Comece a grudar a ponta exposta do adesivo no móvel e vá alisando com a espátula, à medida em que você retirando o papel de baixo com a outra mão. Se ficar alguma bolha, retire parte do que você já colou e recoloque, sempre alisando com a espátula. Retire o excesso de adesivo com um estilete coloque uma régua metálica para o estilete a caminhar em linha reta. Já nas bordas e quinas, o excesso vai ser removido simplesmente passando a lâmina do estilete.

 

A Viviane Oliveira Lima tinha um frigobar meio caidinho, mas funcionando perfeitamente. Vejam o passo a passo de como ela fez no seu depoimento:

 

Nas partes plásticas, lixamos com lixa d’água, pintamos com tinta spray na cor alumínio (19 reais)
Na parte do metal (laterais e porta), fizemos o envelopamento com contact com estampa de aço escovado (50 reais). Não somos profissionais, mas achei que ficou melhor do que tava.

          

Magali Penezio, mudou completamente esse cantinho, ela realmente tem muitas habilidades, fez varias coisas e deixou o espaço super charmoso. Nós também amamos.

          

Magali em seu post: Meninas antes e depois do meu cantinho…eu fiz relógio …as mesas e coloquei papel parede adesivo….eu amei😍😍😍


E a Débora resolveu transformar um roupeiro, eu achei demais…trabalho primoroso, vamos ver seu depoimento e o melhor, o passo a passo:

Ganhei um roupeiro para minhas filhas, tinha uma lata de tinta em casa e resolvi arrumar ele.
Embaixo onde estava quebrando arrumei com massa corrida 🤭
Também coloquei uns espelhos de um antigo roupeiro
*Editando1: Gente usei a tinta que já tinha em casa, eu não sei o nome da cor pq a lata está suja de tinta seca, mas sei que é da marca Renner para MADEIRAS E METAIS.
*Editando2: Os espelhos usei DUPLA FACE para colar, comprei em uma FERRAGEM onde moro, por 7,00 o rolo (aqui só vende assim) e não usei nem a metade.
*Editando3: Todos materiais usados eu tinha em casa, meu gasto foi no dupla face.

          

Tatyane Savitael descreve para nós como ela fez essa linda mesa: foram usados anilina em pó cor nogueira n.12 que adicionado ao álcool você pode criar o tom que deseja.( Ele mancha pele e recipiente) e verniz incolor. Lixei ele até deixar totalmente madeira crua(quis deixar algo mais rústico e mostrar as estrias da madeira) usei pano (estopa de lavar carro TB fica show) ao invés de pincel ou rolo, passei duas mãos e envernizei. PQ A ANILINA EM PÓ É NÃO TINTA? Acho mais pratico, mais barato, e seca mais rápido. Pra quem gosta de cor natural da madeira eu indico. A anilina vc encontra em madeireira ou msm casa de construção aqui eu comprei por R$6,00 e rende muito.

Parabéns Tatyane, você é muito talentosa.

          

Andressa Barbosa, não sabemos por que você ficou em dúvida, sua escultura de parede ficou um charme.

          

Depoimento da Andressa no seu post: Fiz de palito de churrasco. Tirei ideia do pinterest.
Será que ficará feio na parede?

E não é que a ideia de fazer essas estruturas com palitos de churrascos ou canudos, conectados com cola quente ou durepox e depois pintados, foi mais do que aprovada, muita gente também compartilhou com a Andressa. Esculturas, luminárias, cestas, prateleiras todas as peças muito legais e criativas.

Agradecemos a todos que permitiram que compartilhássemos suas ideias aqui no nosso Blog e reforçaram o propósito do nosso “Projeto Mobiliando” que é promover uma arquitetura democrática.

Como viram é mais do que possível renovar e criar com poucos recursos.

Projeto Mobiliando. Decoração para todos #de_coração para você!

Compartilhe com os amigos!